Artistas consideram projeto “Amazonia, nossa luta em poesia" vitorioso e destacam harmonia e unidade no Caprichoso

Parintins (AM) – A vitória do Boi Caprichoso no Festival Folclórico de 2022 começou a ser construída neste sábado, 19, quando o time de artistas do bumbá recebeu do presidente Jender Lobato, do vice Karu Carvalho e do Conselho de Arte os projetos alegóricos e os materiais para a confecção de maquetes do espetáculo “Amazônia, nossa luta em poesia”. 


O presidente do Conselho de Arte, Ericky Nakanome, e o diretor de arena, Edwan Oliveira, explanaram sobre a temática a ser abordada e seus respectivos momentos alegóricos. O encontro foi marcado pela união de um grupo que está focado na vitória do 55º Festival Folclórico de Parintins. Este sábado é marcado por dois momentos: o primeiro para a galera com o ensaio da temporada no curral Zeca Xibelão e o segundo para a vitória. “Nós estamos entregando as alegorias do Boi-Bumbá Caprichoso e o material de maquete para que cada artista possa iniciar as alegorias a partir de hoje. Nesse momento, nós damos o primeiro passo dentro do galpão e nós vamos sair daqui com as alegorias prontas para a concentração e trazermos o título para o curral Zeca Xibelão”, decreta Nakanome. 


A reunião foi marcada pela harmonia e união, quando todos estão comprometidos em reconstruir uma festa importante para o povo parintinense. “Nossos artistas compreenderam a importância dessa festa para cada um de nós. A vontade do artista em renovar, recriar e reconstruir a história do novo Festival a partir da pandemia é muito grande e nós acreditamos num espetáculo extraordinário”, relata Nakanome.  


O Artista Alex Salvador se mostrou confiante e emocionado com a apresentação do Projeto. “Ficamos dois anos parados e estamos com o sentimento de muita emoção. O projeto está bonito, emocionante e campeão”. Algles Ferreira destacou o clima de alegria, felicidade e unidade. “É um sentimento diferenciado, rever os amigos, a diretoria e reviver esse clima maravilhoso. Cada artista que recebeu sua carga de trabalho sai daqui muito satisfeito e aguardem um grandioso espetáculo alegórico”, anuncia. Marialvo Brandão está de volta ao Caprichoso e chega com sede de vitória. Ele considera o projeto azul e branco ousado e vencedor. “Temos um projeto grandioso, espetacular e campeão. Vamos executar o projeto com dedicação e todo o profissionalismo possível. A nação azul e branca pode esperar um grande espetáculo”, assegurou. 


Como todos os artistas sabem de suas alegorias, projetos, missão, temática e fatores surpresas, o diretor de arena Edwan Oliveira assegura que em mais um ano pra quem estiver na arena do bumbódromo vai perceber porque os artistas azulados são diferenciados. “Os artistas do Caprichoso mais uma vez vão surpreender. Não tenho dúvidas que grandes obras serão apresentadas nas três noites do Festival que consagrará o Caprichoso campeão”, confia. 


Com a entrega do projeto “Amazônia, nossa luta em poesia” o boi Caprichoso dá início à temporada do Festival mais aguardada da história. Para receber os artistas, o presidente Jender Lobato determinou a limpeza do galpão, a divisão dos setores para abrigar os trabalhadores que começam a atuar nas maquetes das alegorias. “Nós mantemos um planejamento de muita organização e estrutura para que os artistas desenvolvam seus trabalhos da melhor forma possível. Estamos dando dignidade para todos e ao mesmo tempo com esperança e expectativa enorme de que vamos ter muito sucesso nessa temporada. Deus vai nos abençoar muito e a gente vai chegar no Festival muito forte e conquistar o título de 2022”, finalizou.


Fotos: Arleison Cruz