A regulamentação quanto a participação de crianças e adolescentes em eventos de boi-bumbá foi debatida nesta quarta-feira, 29, em Parintins. O presidente do Caprichoso, Jender Lobato, e a diretora social do bumbá, Adriana Cruz, reuniram com a Juíza da Infância e Juventude, Michele Martins Auatt Freitas, titular da 2ª Vara da Comarca de Parintins. A partir das discussões, o Ministério Público irá elaborar a Portaria deste ano, a qual deve seguir as bases do regramento publicado em 2018. 

A sugestão apontada pelo presidente Jender Lobato foi de que os menores sejam liberados para participar dos ensaios no Curral Zeca Xibelão, desde que acompanhados dos pais ou responsáveis e que sejam cumpridos os seguintes horários: Nas terças, quartas e quintas-feiras até às 22h30. Nas sextas-feiras e no sábado até 1h. 

A diretora social, Adriana Cruz, destacou o cuidado com a segurança dos menores nos espaços do Boi Caprichoso. “Nós temos essa atenção especial com as crianças, realizando, por exemplo, o cadastro de autorização de cada uma delas na entrada do Curral Zeca Xibelão. Dessa maneira, nós conseguimos ter um controle e ao mesmo tempo fazemos com que todos possam aproveitar nossos eventos”, disse. 

A participação dos menores nos ensaios diários da Marujada de Guerra e nos eventos organizados para a temporada sempre foi pauta levantada pelo presidente Jender Lobato. “Nós temos lutado por isso durante todas os anos, é fundamental que nossas crianças acompanhem os ensaios do Caprichoso, pois esse legado de amor à cultura precisa ser semeado sempre. Nossa participação na reunião foi justamente para falicitar o acesso dos menores nos eventos, desde que cumprida a Portaria e as normas do Estatuto da Criança e do Adolescente”, enfatiza. 

Tarde Alegre Infantil Azul e Branca - Conforme o calendário apresentado pelo Boi Caprichoso para temporada, a Tarde Alegre Infantil Azul e Branca estará de volta em 2023. A atividade, organizada pelo Centro de Documentação e Memória Boi-Bumbá Caprichoso (CEDEM), é protagonizada pelos torcedores mirins da cidade que brincam o ‘dois pra lá, dois pra cá’ de maneira educativa no Curral Zeca Xibelão. 

As tardes alegres serão realizadas nos dias 7, 14, 21 e 28 de maio e também nos dias 4 e 11 de junho.


Foto: Pedro Coelho