O talento dos artistas de Parintins, a força do folclore local, e a preocupação com a questão ambiental foram temas evidenciados pelo presidente do Boi-bumbá Caprichoso, Jender Lobato, durante reunião com a ministra do turismo Daniela Carneiro, na tarde desta terça-feira (11/04). O dirigente do boi da estrela e alguns dos principais itens do bumbá estão na capital federal para o lançamento do Festival que ocorre hoje à noite. 

A reunião solicitada pelo governador Wilson Lima contou com a presença do Secretário de Cultura, Marcos Apollo, o presidente da Amazonastur, Gustavo Sampaio e o deputado Federal, Fausto Jr. Durante o diálogo com a ministra, Jender Lobato ressaltou a importância do Festival para o município de Parintins e o Amazonas. “A nossa festa é importante porque nós não temos industrias e nem fabricas, nossa indústria é o Festival Folclórico de Parintins. Nossa Cidade vive do folclore, vive da arte, vive da cultura e para nós é motivo de muito orgulho”, afirmou.

Ele destacou o trabalho dos artistas que atuam nos eventos de vários lugares do país, sendo que 80% desses artesãos que trabalham nos carnavais do Brasil são do Caprichoso e salientou a preocupação com a preservação da Amazônia. “Ano passado, por exemplo, 100% do isopor que nós utilizamos foi reciclado, 100% do ferro foi reciclado e o ferro descartado também foi reciclado em parceria com as empresas que atuam nesse setor. Além de falarmos da preservação da Amazônia, a gente pratica isso”, salientou.  

Durante o encontro, o levantador de toadas, Patrick Araújo, a porta-estandarte Marcela Marialva e o toadeiro Jr Paulain presentearam a ministra com artesanatos produzidos por artistas do Boi Caprichoso, o boi campeão do maior Festival de todos os tempos.


Foto: Diego Peres